Dispositivos móveis em sala de aula: ex-inimigos, atuais aliados.

A integração de dispositivos móveis na educação está transformando o ensino e a aprendizagem. Este artigo analisa como celulares e tablets estão sendo usados para enriquecer a experiência educacional, combinando tecnologia e pedagogia de formas inovadoras.

Neste Artigo iremos abordar: 

  • Desvendando o Potencial da Aprendizagem móvel 
  • Como transformar tablets e celulares em ferramentas de estudo 
  • O que são Edtechs 
  • Inteligencia artificial na educação   
  • Benefícios da tecnologia aliada a educação   
  • O papel vital da tecnologia e dispositivos móveis na educação 

Celular em sala de aula já foi motivo de muita discussão no passado, principalmente porque os alunos faziam o uso indevido durante as aulas, se distraindo da matéria passada pelo professor, para ficar em seu mundo online. 

Hoje, educação e dispositivos móveis se integram em um só, onde as milhares de informações e conteúdos relevantes online, podem auxiliar e integrar a matéria discutida em sala de aula, e principalmente expandir as diversas possibilidades e maneiras de estudo dentro e fora da classe.  

Entenda neste artigo, como celulares e tabletes tem mudado a forma como alunos aprendem e professores educam, e conheça as diversas formas de combinar tecnologia e educação. 

Desvendando o potencial da aprendizagem móvel 

Explorar as possibilidades que os dispositivos moveis nos proporciona, no contexto de aprendizagem, torna-se fundamental e necessário, uma vez em que essas tecnologias já fazem parte integral do nosso dia a dia, como fontes de comunicação e informação a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Esse método de estudo deu origem a aprendizagem móvel, também conhecida como M-learning. Uma nova maneira de acessar conteúdos educacionais utilizando dispositivos móveis, fornecendo autonomia ao aluno para aprender quando e onde quiser. 

Uma pesquisa conduzida pela Cetic Brasil em 2022 revelou altos índices de conectividade à Internet nas escolas brasileiras. Entre as escolas particulares, o acesso atinge 99%, enquanto nas públicas, a taxa é de 93%. Especificamente, 97% das escolas estaduais e 93% das municipais possuem conexão. Além disso, a pesquisa mostra que, mesmo em áreas rurais, a maioria das instituições (85%) está conectada à Internet.

Leia também: Inclusão digital na educação – Informação para todos.   

Esses dados apontam que é possível e fundamental aproveitar a onipresença da tecnologia móvel, para a educação, uma vez em que os jovens estão diariamente conectados e passam grande parte do próprio tempo ativamente online. 

Como transformar tablets e celulares em ferramentas de estudo 

Ao integrar dispositivos moveis em sala de aula, abre-se um leque de possibilidades para fortalecer e facilitar o desenvolvimento no estudo dos alunos, com ferramentas online que priorizam a personalização e à diversidade de ensino, e consequentemente aumenta o desempenho dos estudantes. 

Educadores podem fornecer materiais online como artigos e vídeos para auxiliar no entendimento dos alunos em determinadas matérias. Ou até mesmo investir em aplicativos ou plataformas educacionais que fazem o uso da tecnologia para potencializar o aprendizado.  

O que são Edtechs?

Edtech, ou tecnologia educacional, é um campo interdisciplinar que foca na aplicação de inovações tecnológicas para aprimorar e expandir as possibilidades de aprendizagem e ensino.  

Essa tecnologia engloba uma ampla gama de ferramentas, plataformas e abordagens que visam melhorar a acessibilidade, eficácia e personalização da educação.  

Desde aplicativos educacionais adaptativo até sistemas de gestão de aprendizado online, a edtech busca promover experiências educacionais mais envolventes, eficientes e inclusivas, capacitando tanto educadores quanto alunos a alcançarem todo o seu potencial. 

Inteligencia artificial na educação  

A IA vem cada vez mais ganhando força na aréa da educação, ao proporcionar um ensino personalizado por meio de dados, fornecidos pelos alunos a partir de avaliações, para preencher e prever as lacunas de aprendizado dos estudantes antes que elas agravem, e assim fornencendo conteúdos pertinentes de acordo com as habilidades, estilos de didática e velocidades de absorção de conhecimento. 

A inteligência artificial na educação impacta e transforma a maneira como os alunos absorvem conhecimento, os ajudando a aprender de forma mais eficaz. 

Benefícios da tecnologia aliada a educação  

O uso da tecnologia na educação traz uma série de benefícios, primeiramente, amplia o acesso à educação e promove a igualdade de oportunidades, possibilita a personalização do aprendizado, tornando-o disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Com conteúdo mais acessíveis os alunos sentem mais autonomia e motivação na hora de estudar e isso impacta no seu desempenho. 

Através de ferramentas tecnológicas, os professores podem oferecer feedback imediato e avaliações precisas, também estimula a formação de comunidades de aprendizagem colaborativa, fomentando o trabalho em equipe e a troca de conhecimento.  

Além disso, otimiza os recursos financeiros da educação, aumentando a eficiência do processo educacional em relação aos custos. 

O papel vital da tecnologia e dispositivos móveis na educação 

A integração dos dispositivos móveis na educação representa uma mudança significativa na forma como alunos aprendem e professores educam. Anteriormente motivo de preocupação devido ao seu uso indevido em sala de aula, hoje os celulares e tablets se tornaram aliados no processo educacional, ampliando o acesso ao conhecimento e proporcionando uma aprendizagem mais personalizada e flexível.  

A aprendizagem móvel, ou M-learning, emerge como uma resposta às demandas de uma geração conectada, permitindo que os alunos aprendam em seu próprio ritmo e onde quiser.  

Ao transformar dispositivos móveis em ferramentas de estudo, os educadores podem explorar uma variedade de recursos online para enriquecer o ensino e aumentar o desempenho dos alunos, como Edtechs, que desempenham um papel fundamental nesse cenário, oferecendo soluções inovadoras para promover uma educação mais inclusiva e eficaz.  

Além da inteligência artificial na educação, que por sua vez, possibilita uma personalização ainda maior do ensino, atendendo às necessidades individuais dos alunos.  

Os benefícios dessa integração vão além da sala de aula, impactando a eficiência e a igualdade de oportunidades educacionais. Portanto, ao utilizar a tecnologia de forma estratégica, é possível criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, colaborativo e acessível para todos os envolvidos no processo educacional.

Compartilhe este artigo com outros educadores:

Receba os conteúdos da Max.ia diretamente no seu e-mail!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece na Max.ia.